14 de dez de 2011

Arroz integral tostado ao alho delicioso.


      Ingredientes:    1 copo de 200ml de arroz integral
                                         1 cabeça de alho grande
                                         Sal a gosto
                                         Água filtrada


     Como Fazer: Em uma panela coloque óleo girassol e toda a cabeça de alho cortado em tiras finas, deixe dourar bem, em seguida coloque o arroz integral previamente lavado e seco e refogue bem o arroz, ( como estivesse fritando)  até ficar bem marrom, coloque sal a gosto e despeje a água que deverá estar fervendo, tampe a panela e deixe cozinhar, observando sempre se precisa adicionar mais água fervente, pois o arroz integral exige um pouco mais de água para o cozinha-lo. Após estiver cozido sirva em seguida com um gostoso acompanhamento de sua preferencia . Bom apetite.

1 de dez de 2011

Amaranto e seus benefícios.


       O Amaranto é uma planta originária do Peru, sua semente é uma ótima fonte de proteínas, cálcio e zinco. Possui vitaminas, minerais e alguns nutrientes como lisina e metionina em maior quantidade que o arroz e o feijão.
  
  Amaranto é um excelente redutor dos níveis de colesterol plasmático, que provoca o entupimento dos vasos sanguíneos. Possui nutrientes como fibras, vitaminas A, B6, riboflavina ( B2 ), fosfato e ácido fólico. Minerais, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês.
  Capaz de melhorar a nutrição e qualidade de vida da população e por ser muito rico em fibras, tendo porcentagem maior que o milho, o trigo e aveia, contribui para o bom funcionamento do intestino, além de dar saciedade reduzindo a fome.
   A  FAO ( Organização das nações unidas para a Agricultura e Alimentação) considera o Amaranto a melhor proteína de origem vegetal do planeta. 
   A semente do amaranto quando aquecida estoura como pipoca e é uma excelente opção para lanches da tarde e diversão das crianças, pois tem muitas propriedades dos vegetais.
   Pode-se utilizar a farinha de amaranto em diversos pratos e vitaminas, fazer pães, biscoitos etc.
   Encontra-se em flocos, farinha e grão.