30 de jan de 2014

Arroz com frutas.




 Ingredientes:     2 copos de arroz.
                           3 dentes de alhos amassados.
                           1/2 cebola média picada.
                           2 xícaras de chicória cortada em tiras finas.
                           1/2 maça picada.
                           1/2 manga rosa picada.
                           1/2 pera picada. 
                           Uma boa porção de coentro picado.
                           Sal a gosto.
                           Azeite extra virgem.

Como fazer: Em uma panela coloque um fio de óleo para aquecer, em seguida coloque o alho amassado e a cebola para dourar, assim que estiver dourados coloque o arroz e refogue bem, depois coloque os outros ingredientes e água suficiente para o cozimento. Assim que ficar pronto, passe o arroz para uma linda travessa e regue com azeite.

OBS: Fica uma delícia, bem nutritivo e funcional.
                            

3 de jan de 2014

As maravilhas do Damasco.



Propriedades medicinais:
Possui um grande poder laxante, assim como nos problemas de retenção de líquidos ao ser diurético. Tem uma grande quantidade de beta caroteno, enquanto o damasco seco possui bastante potássio. Tem fibras solúveis, que ajuda no bom funcionamento do intestino, além de possuir uma quantidade significativa de ferro fundamental no transporte de oxigênio para as células, é rico em vitaminas A e B e praticamente não possui gorduras. Atua sobre o sistema nervoso, não só no seu desenvolvimento, mas facilitando o impulso nervoso, e inclusive é uma fruta ideal para aquelas pessoas que sofrem stress. O damasco, por conter bastante ferro, passa a ser primordial no combate a anemia. Além disso, possui vitamina C, potássio, proteínas e cálcio, que fortalece o sistema imunológico regulando os batimentos do coração, músculos e previne a osteoporose. O damasco, também é rico em caroteno, que previne vários tipos de câncer. Na hora de escolher, qual é mais saudável seco ou fresco, a melhor opção é o seco, pois contém nutrientes de maneira concentrada, no entanto é mais calórico. Outro beneficio do damasco é que esta fruta é fonte de vitamina A sendo ideal para a saúde dos olhos. Contém também vitaminas B1, B2, B3, B5, C, potássio, sódio, magnésio, fibras e muito mais.

Outras informações
É uma fruta que pertence à mesma família do pêssego, mas é de menor tamanho, sabor mais ácido e polpa menos suculenta.

O damasco seja ele fresco ou seco, ajuda a adoçar os alimentos de forma nutritiva.

Tem fibras solúveis, que ajuda no bom funcionamento do intestino, além de possuir uma quantidade significativa de ferro fundamental no transporte de oxigênio para as células, é rico em vitaminas A e B e praticamente não possui gorduras.

O ideal é comer mais ou menos 50 gramas de damasco seco ou 4 a 5 unidades. O damasco seco tem 130 calorias e o fresco tem 54 calorias (em 100 gramas).

O damasco fresco pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de mousses, pavês, doces, cremes e geléias. O damasco seco é utilizado em cremes, recheios e sorvetes. O damasco em calda tem um uso parecido ao do pêssego: é usado na preparação de pavês e tortas.

O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920.

E se a intenção é manter a energia e fortalecer os ossos, o fósforo, o potássio e o cálcio contidos no fruto dão conta do recado. Além do mais, o sódio ajuda na transmissão nervosa e equilibra fluidos no organismo. É o damasco, também, um grande aliado dos anêmicos e indicado para raquitismo, desnutrição e cirrose hepática. Fortalece ainda os dentes, unhas e cabelos, auxiliando em tosses, gripes e prisões de ventre, além de ser um ótimo estimulante do apetite.

O damasco fresco pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de musses, cremes e geléias. O damasco seco é usado como ingrediente de cremes, recheios, sorvetes e charlottes. O damasco em calda tem uso semelhante ao do pêssego na preparação de pavês e tortas.

Sua casca e polpa amareladas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas são, portanto, bastante benéficas para o organismo. A vitamina A, por exemplo, traz saúde para os cabelos, a pele e é essencial para o desenvolvimento da visão. Já as vitaminas do complexo B ajudam a fortalecer o organismo contra as infecções, cicatrização de feridas e ajudam na formação de anticorpos. E, por sua vez, é a vitamina C que contribui para as defesas naturais e ajuda a absorver o ferro, uma substância, por sua vez, essencial para os glóbulos vermelhos.

Em nível histórico, se tem constância que o damasco existia já na China para o 3.000 a.C., enquanto os romanos (que também os consumiam) os introduziram na Europa através da Armênia.

Os damascos se consomem principalmente desde começos da primavera até finais de verão, por isso esta é uma época ideal para poder desfrutar desta maravilhosa fruta.

Força Para Malhar
Se você pratica exercícios físicos com regularidade, abuse especialmente do damasco seco: fonte de vitaminas e minerais, repõe com rapidez a energia perdida com os treinos e, como é pequeno e dispensa refrigeração, pode ser levado em um recipiente fechado.

Nutrição Garantida

O damasco é supernutritivo e rico em fibras que ajudam o funcionamento intestinal; em betacaroteno, que dá aquela força no bronzeado; em potássio, mineral capaz de regular a pressão arterial e evitar o acidente vascular cerebral; ácido fólico, que previne a malformação fetal; ferro e vitaminas A, B, C e E.

Incentivo à Dieta
Precisando perder peso? Não deixe de ter uma reserva de damasco em casa. Ele não contém gordura e apresenta poucas calorias - cerca de 50 em três unidades do fresco e 85 em dez metades secas. Sem falar que a fruta supre a vontade de comer doces durante a dieta.