13 de fev de 2014

Galinha na panela de pressão com legumes.





                                                  Galinha mesmo e não frango.

Ingredientes:     1 galinha inteira
                          1 brócolis americano
                          1 cenoura grande
                          2 batatas grandes
                          1 cebola grande
                          1 pimentão amarelo
                          1 chuchu grande
                          6 dentes de alho amassado
                          1 molho bem farto de coentro
                          Pimenta do reino e cominho
                          1 caixa de purê de tomate
                          Orégano
                          Sal a gosto
                          Azeite extra virgem

Como fazer: Tempere a galinha inteira com o alho, a pimenta do reino, o cominho e o orégano, por dentro e por fora e deixe passar a noite para apurar bem o gosto. No dia seguinte coloque água na panela de pressão pela metade e coloque a metade do purê de tomate, coloque a galinha inteira na panela de pressão, depois coloque a cebola e o pimentão cortados em médios pedaços e o coentro todo picado e sal a gosto. Feche a panela e deixe cozinhar por 1 hora. Os legumes devem ser cozidos a parte, cortados em pedaços médios e reservado até que a galinha fique pronta.
 Após 1 hora retire da panela de pressão a galinha, faça com cuidado pois estará desmanchando e coloque em uma travessa funda, ( poderá também tira-la aos pedaços e colocar na travessa). Peque os legumes já cozidos coloque em uma vasilha e regue com o caldo da galinha envolvendo-os e depois coloque estes legumes com uma boa quantidade de caldo e coloque por cima da galinha e regue com azeite a gosto.
 Pronto fica uma delicia.... 

Dica: Aproveite o caldo restante para fazer um delicioso pirão é só acrescentar mais coentro. Também pode congelar o caldo para futuros pratos, como cozidos de legumes, dá um gosto especial no arroz, no macarrão etc...é só usar a criatividade.
                           

6 de fev de 2014

Sardinha com legumes ao molho de soja.





  Ingredientes:     2 latas de sardinhas
                            6 Quiabos cortados em pequenas rodelas
                            1/2 berinjela cortadas em palitos médios
                            2 jilós cortados em palitos médios
                            1 cebola média cortada em rodelas finas
                            1/2 pimentão verde cortado em palito médio
                            1/2 pimentão amarelo cortado em palito médio
                            6 dentes de alho amassados
                            1/2 maço de coentro picado
                            Polpa de tomate
                            Uma porção de proteína de soja
                            Sal a gosto ( eu não costumo colocar)

Como fazer: Primeiro cozinhe separadamente o quiabo e depois de cozido deixe escorrer em uma peneira para retirar toda a baba e deixa-lo sequinho e reserve a parte. Em uma frigideira grande ou panela coloque um fio de óleo e doure a cebola o alho junto com os pimentões, quando começar a dourar coloque a polpa de tomate em uma boa quantidade, em seguida coloque os legumes e um pouco de água que cubra o cozido ( faça uma arrumação alternada com os legumes) em seguida coloque as sardinhas sem tirar os ossinhos ( vértebras) pois o cálcio esta contido nestes ossinhos e são muito importante para saúde. Coloque o quiabo em volto do cozido e por cima salpique a proteína de soja ( uma porção equivale a uma mão feito concha), não precisa hidratá-la antes pois ela ficara macia no cozimento e salpique o coentro por cima, coloque bastante dá um toque especial, obs: o molho deve cobrir todo o cozido, deixe cozinhar o suficiente, mas não deixe secar o molho, quando os legumes estiverem no ponto apague o fogo e pronto é só aproveitar....fica uma delícia.
 Se desejar passe para uma travessa e regue com azeite extra virgem.